Reprodução do G1
Reprodução do G1


Daqui a pouco às 10 horas, policiais civis e militares, bombeiros e funcionários do Desipe vão protestar na ALERJ contra o pacote de maldades de Pezão. Ontem alguns comandantes de batalhões começaram a marcar reuniões com seus comandados para o mesmo horário para impedir a participação da tropa no protesto. Mas à tarde, o comandante-geral da PM, coronel Wolney Dias anunciou que todos os policiais de folga estão liberados para ir à manifestação. Com isso os comandantes de unidades cancelaram as reuniões.

Mas leiam a carta aberta à população, divulgada pelas associações de oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

"As Associações de Oficiais e Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar abaixo nominadas, por meio desta Carta Aberta, vêm a público mostrar a sua perplexidade e insatisfação, manifestando-se de acordo com o que segue:

Grave momento vive o Estado do Rio de Janeiro, e, em especial, a segurança pública. O Governo não possui limites. Desta vez, condenou à morte nossas viúvas, órfãos, cadeirantes... O que quer? O que almeja? Senhores, assim como “A farda não abafa o cidadão no peito do Soldado”, como bem disse o Marechal Osório, “O estômago é o órgão do corpo que mais tem pressa”, magnanimamente também o disse o Brigadeiro Castrioto, por ocasião da interpelação ao Governador da época, quando fora cortada a verba relativa à Caixa das Viúvas e Órfãos ( CVO), da PM do antigo Estado do Rio de Janeiro.

Atenção elite, cuidado! Tropa com fome resmunga, em algumas situações marcha no mesmo lugar, mas continua cumprindo sua missão, comendo calango, tapuru, bebendo água de chuva... Mas, cadeirantes, esposas, viúvas, filhas e filhos, órfãos, com fome podem fazer a Tropa transformar-se em bando. E, bando não tem hierarquia, não tem disciplina, não tem temor reverencial! Na vida, tudo tem limite, só que o limite e a postura do bando, são completamente diferentes do limite e da postura da Tropa. O bando formado por homens e mulheres treinados, experientes, decepcionados, indignados, desesperados. E, em Armas!

Sinalizamos que essa crise é sazonal e tem solução. Dentre outras ações, sugerimos a constituição de uma Força-Tarefa para combater a sonegação fiscal, suspender as renúncias fiscais e aumentar a arrecadação, a exemplo do que fez o Estado de Goiás, com total sucesso."


A situação é grave e dramática.

Comentários

08/11/2016

09:41

Antonio Gomes Lacerda - Itaboraí

Dizem que há um artigo, não sei de que, onde está escrito que a tropa não pode fazer greve. Deveria haver também um artigo onde estaria escrito: Trabalhou tem que receber pelos serviços prestados no prazo estabelecido. Pagar ao funcionário não é favor. Uma outra coisa seria: de acordo com os nossos governantes a solução de crises é aumentar os tributos. Acho que deveria ser acrescentado que não apenas aumentar tributos, mas gastar o dinheiro saído do bolso dos pagadores de impostos (que sustentam o país) com responsabilidade e nas coisas que são mais importantes e não fazer a farra que nós vemos diariamente através das manchetes de jornais televisão, internet, etc. Estes gastos são verdadeiros acintes, vide congresso nacional.

08/11/2016

09:50

Luiza - Rio

Por que eles não pensam assim quando outras categorias passam fome? Comunicado em tom de ameaça dirigida à elite, para quem trabalham. Nunca estao ao lado do povo, impressionante!

08/11/2016

03:26

Fjunior - Rio

A Sociedade apoia! Até que enfim há um comandante Homem de Hombridade, que nao se vendem por um governador Sujo! Que para calar os protestos dividiu as secretarias Bombeiros e policiais. Parabéns Comandante! A PM deveria parar em todo os ESTADO DO RIO. É inadimissível o que estes canalhas fazem com os militares do Rio de Janeiro. É inadimissível um policial do Rio receber menos que Brasília. A sociedade apoia! .

08/11/2016

03:35

VERGONHA - RJ

OBS: MAIS UMA VEZ PICCIANI VAI DAR UMA RASTEIRA NO POVO CARIOCA ELE TEM FAZENDAS DE GADO EM VARÌOS ESTADO E NO RJ ELE TEM UM CURRAL DE TROUXAS .

08/11/2016

04:01

Geraldo - Tijuca

Vou perguntar mais uma vez: por que Cabral está solto?!