No início desta semana recebi pesquisas eleitorais e de avaliação de governo feitas no Estado do Rio de Janeiro. A situação do governador Pezão é quase impossível de piorar, 97% reprovam o seu governo, e quando a pergunta feita é “O senhor considera o governo estadual ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo?”, ele tem a incrível marca de 89% de ruim e péssimo. O restante é regular. Quando defrontados com a pergunta sobre qual o motivo da crise no estado, 83% dizem ser a corrupção. Não há dúvida que a situação do PMDB no estado é dificílima.

O prefeito Marcelo Crivella, com menos de dois meses de governo, ainda é uma expectativa, 53% dos entrevistados consideram seu governo regular e apenas 18% ruim / péssimo, ou seja, estão aguardando o cumprimento das promessas para uma opinião definitiva. A saúde é disparado o maior problema na opinião da população, embora o desemprego tenha crescido bastante, e a corrupção tenha alcançado pela primeira vez o terceiro lugar na lista de prioridades. Quando são comparados Crivella e Eduardo Paes, o atual prefeito leva ampla vantagem sobre o que saiu, o que complica ainda mais a situação do PMDB fluminense.

Lula repete no Rio a liderança nacional mostrada na pesquisa CNT / MDA, embora não chegue a 30%. Nos dois números apresentados, ele obtém 27% e 25%, com seus melhores desempenhos na Baixada Fluminense onde chega a alcançar 40%. É natural que o desempenho de Bolsonaro no Rio tenha sido melhor que a média nacional. Ele alcançou nos dois cenários 17% e 19%. O fiasco ficou por conta dos tucanos. Aécio Neves, que chegou embolado com Dilma no 2º turno da eleição de 2014 no Rio, em nenhum cenário chega a 10%, perdendo inclusive para Marina Silva (Rede), que não alcança 15% no global do estado, mas na cidade do Rio de Janeiro seu desempenho foi muito bom.

O quadro para a disputa estadual mostra que a dificuldade do PMDB será enorme. Embora não tenha me colocado como candidato a nada meu nome aparece em um cenário com 32% e em outro com 35%. O melhor nome do PMDB, Eduardo Paes tem 18% ou 20%, dependendo do cenário. Marcelo Freixo, recém-saído de uma eleição está colado em Eduardo Paes com 17% e 18%, e o senador Romário não alcança 10% em nenhuma simulação. Outros nomes testados são um verdadeiro fiasco. O atual presidente da ALERJ, Jorge Picciani, obtém 2% e 1%. Bernardinho (PSDB), testado como figura nova, obteve 8% e 10%. O ex-deputado federal Índio da Costa, embora com resultado razoável na capital, desaparece quando a pesquisa vai para a Baixada Fluminense e o interior, seus percentuais no estado variam 4% e 6%. Outra decepção, do ponto de vista do momento atual, foi o teste com o nome do deputado Pedro Paulo, que concorreu à Prefeitura do Rio, ele não consegue ficar em primeiro nem na capital. No geral do estado ele fica com 2% e 3%.

Embora algumas pessoas coloquem meu nome para a disputa ao Senado, não decidi nada sobre candidatura a cargo algum. No momento estou refletindo sobre saídas para o Estado do Rio de Janeiro, como tenho escrito aqui no blog. Também estou refletindo sobre a situação nacional que considero gravíssima, à beira de ruma ruptura social, tamanho o descolamento dos políticos e da elite dirigente do país da realidade vivida pela maioria da população.

Minha rejeição, que no estado sempre girou em torno de 35% a 40%, sendo mais forte na capital, desceu para casa dos 20%. Pelo jeito Cabral roubou tanto que roubou até a minha rejeição.

É bom lembrar que estamos a mais de um ano e meio da eleição e se as pesquisas erram na boca de urna, como aconteceu na última eleição para o Governo do Estado, imaginem a mais de um ano da eleição.

Comentários

17/02/2017

01:31

Márcia - Campos dos Goytacazes

Volta governador! Precisamos de você!

17/02/2017

02:09

Marlene Pereira Santana - Campos dos Goytacazes

Para salvar os cariocas e principalmente os campistas, só posso dizer-lhe que: VOLTA MEU GOVERNADOR!

17/02/2017

02:31

FRANKLIN LAUTERT - RIO

CARO GAROTINHO, SENADOR UMA OVA, O ESTADO PRECISA É DE UM GOVERNADOR COMPETENTE E CRIATIVO COMO TU!! GAROTINHO GOVERNADOR!!!!!

17/02/2017

09:55

rael da farmácia - campos dos goitacazes

Amigo garotinho precisamos mudar logo essa situação que estamos atravesando tanto no rio de janeiro como em campos dos goitacases pessoas despreparadas para governar nossa capital e municipio pedimos e clamamos volta garotinho e rosimha para continuarmos sorrindo

17/02/2017

10:02

MIRUNGA - Rio De Janeiro

Eu não vejo outro nome para o Estado do Rio de Janeiro a não ser Garotinho! Assumiu o Estado em 1998 totalmente falido e quebrado, quando Marcelo Alencar vendeu Banerj, Barcas, trem, metrô e muito mais, só faltou a Cedae que Garotinho lutou e conseguiu erguer o Estado com sua sabedoria é muito trabalho , colocando os salários dos servidores em dia, ergueu os estaleiros gerando mais de 100 mil empregos, criou os programas sociais Restaurantes e farmácias populares , cheque Cidadão copiando em vários , Estados inclusive o Governo Federal , resgatou o Maracanã e trouxe de volta os torcedores, criou a UEZO faculdade em Campo Grande, Delegacia Legal, milhares de casas Populares e ainda elegeu Rosinha no Primeiro Turno, então hoje mesmo com a implacável perseguição da Globo com Garotinho, hoje não temos outra opção para tirar o Estado do abismo que Cabral, Pezão e todo PMDB colocou! Garotinho o Rio precisa mais uma vez de você!

17/02/2017

10:06

Ricardo da Silva Almeida - campos dos Gytacazes rj

Para mudar o cenário político do estado, que nos a sombra hoje. Tem que ser um político muito corajoso e conhecedor das causa!!!

17/02/2017

10:19

Alberto - Rio de Janeiro

Preparado e Experiente! Volta Garotinho

17/02/2017

11:23

Nikita irene - Campos Dos Goytacazes rj

Boa noite meu amigo garotinho, sem comentários porque nós últimos anos a situação vem se agravando de uma maneira insuportável, é não dá mais pra distinguir OK é exatamente à política, não sabemos mais onde isso vai parar. É vc já sofreu o bastante pra saber em que situação o Brasil se encontra hoje, desculpa mais é à opinião da minha gatinha santinha, é eu concordo com ela.. Grade abraço Deus ilumina é guie cada passo seu é do seus familiares!

18/02/2017

12:25

Marta - Rio De Janeiro

graças a você Garotinho tenho minha casa em Nova Sepetiba , sempre ao lado dos pobres volta para trazer o cheque cidadão e a farmácia popular que pezão acabou

18/02/2017

09:47

João Batista Ferreira Dias Filho - Campos dos Goytacazes

Volta Garotinho.... Campos te ama!!!

18/02/2017

02:47

Vera Palma - RJ

Acho que o governador não tem o que pensar. Seja candidato e conte de novo conosco. Essa eleição será atípica como nos Estados Unidos. Teremos grandes chance.