Manchete do JB Digital
Manchete do JB Digital

O STF decidiu arrestar mais R$ 244 milhões dos cofres do Estado do Rio, a pedido do Tribunal de Justiça, por conta do não pagamento do duodécimo de abril. Resumo da ópera bufa: em apenas três dias, entre bloqueios da União e arrestos decretados pela Justiça, os cofres estaduais perderam R$ 468 milhões, quase meio bilhão. E vem mais bloqueios por aí. Agora sintam o tamanho do problema.

Pezão prometeu completar o pagamento do duodécimo do TJ, MP, TCE e Defensoria Pública até dia 12 de maio, uma sexta-feira. Na segunda-feira seguinte, dia 15 de maio, é o décimo dia útil, quando ele tem pago o pessoal da Educação e Segurança, pelo menos até agora.

Só que ainda não pagou março para 208 mil servidores ativos e inativos, que só devem começar a receber, em parcelas, justamente no dia 15 de maio, isso - relembro - se não houver novo bloqueio. Dessa forma, pela primeira vez, deve atrasar o pagamento da Segurança, e os servidores só devem terminar de receber março no início de junho, com mais de dois meses de atraso.

Só o pessoal da Educação é que deve receber em dia, porque os recursos são carimbados, vêm da verba do FUNDEB.

Do jeito que a situação vem se agravando o salário de abril só deverá terminar de ser pago no final de agosto, início de setembro.