Passados 129 anos daquele 13 de Maio, o racismo trocou apenas de nome no Brasil, virou preconceito.

Pior ainda, deixou de ser apenas racial para transformar-se em social.

Todos os dias milhares de brasileiros humildes são discriminados em lugares públicos ou particulares apenas porque não tiveram a oportunidade de ter um trabalho e pudessem adquirir uma condição social melhor.

A esses irmãos brasileiros tem sido negado há séculos o direito a educação, moradia digna e direitos sociais mínimos, que devem ser oferecidos a todos os seres humanos.

No Brasil justiça social é chamada de esmola, distribuição de renda de populismo e respeito e amor ao próximo de demagogia cristã.

Por isso chegamos à sociedade lamentável que vivemos hoje, onde a intolerância contra os pobres, os negros e os trabalhadores aumenta dia a dia.

A escravidão hoje pode ser percebida na vida dos milhões de brasileiros excluídos de tudo, nas periferias das grandes cidades.

Enquanto a elite brasileira não entender que só seremos uma nação com a inclusão dos historicamente marginalizados, estaremos aprofundando o preconceito, a moderna forma de chamar a escravidão.

Que o dia de hoje seja de reflexão sobre o país que queremos.

Comentários

13/05/2017

06:39

carioca - rio de janeiro

Quando saímos de uma loja que não entrega a nota fiscal legítima e, dos condomínios residenciais com balancetes esquentados com documentos sem validade fiscal, tudo consentido pelo estado, olhamos para as favelas em volta e achamos o motivo de tanta pobreza.

14/05/2017

12:05

Vigilante - Rio de Janeiro

Enquanto continuar com essa terrível mania de entrar Presidente da República ou Governador que recebe apoio da Globo, o resultado é muita corrupção como o povo também vem percebendo ouvindo pelas próprias mídias deles, tem que livrar desse mal para o Brasil poder crescer na Educação, Saúde, Segurança, Progresso...

14/05/2017

09:48

Reinaldo - Rio de Janeiro

Relembrando o desperdício de dinheiro público feito por Cabral e Paes, dando R$ 30 milhões de dinheiro público para Globo e CBF realizar a festa do sorteio das eliminatórias da Copa de 2014. http://esportes.r7.com/futebol/noticias/governo-do-rio-e-empresa-ocultam-servicos-de-r-30-mi-prestados-em-sorteio-da-copa-20110806.html