Aécio Neves; abaixo reprodução do blog de Ricardo Noblat
Aécio Neves; abaixo reprodução do blog de Ricardo Noblat

Aécio Neves será cassado. O jornalista Ricardo Noblat está certo. Conversei hoje com um parlamentar tucano que vem participando das reuniões internas do comando de seu partido, que me fez uma afirmação e uma ponderação.

A afirmação é que, apesar de toda a influência de Aécio no Senado não terá uma tropa de choque para o defender, como Eduardo Cunha teve na Câmara dos Deputados. Os senadores tucanos consideram que a situação de Aécio é como "batom na cueca", foi pego "com a boca na botija". Nas primeiras reuniões do Conselho de Ética, que deve começar a analisar na próxima semana o pedido de cassação protocolado pelo PSOL e pela Rede, um ou outro senador poderá até usar o microfone para falar no direito à ampla defesa, que não se pode crucificar antes de haver provas. Mas será só para constar, para fazer média com Aécio, mas sem se expor nem com defesas exaltadas, como fizeram os aliados de Cunha.

A ponderação é que o PSDB está articulando para vencer a eleição indireta. Ainda que o povo não vote, não quer se desgastar com a opinião pública defendendo um colega que não tem defesa, e que ainda por cima é considerada uma causa perdida.

Portanto Aécio não tem escapatória no Senado.