Não pretendia levar adiante a discussão a respeito das declarações do senhor Índio da Costa, dadas ao jornal Folha da Manhã, quando de sua passagem por Campos. Mas hoje ao chegar para fazer o meu programa na Rádio Tupi encontrei várias mensagens de pessoas que receberam pelo Whatsapp a matéria onde Índio da Costa procura desmerecer a minha pessoa, inclusive, um colega apresentador da Tupi me mostrou a mensagem no seu telefone.

Assim como com Pedro Paulo é perda de tempo discutir o que é populismo com Índio da Costa, afinal de contas ambos conhecem muito pouco sobre a história política brasileira para conhecer o significado real da palavra. Vou me ater apenas a fatos públicos que mostram o caráter do meu ofensor.

Vejamos em relação ao seu atual chefe hierárquico, o prefeito Marcelo Crivella. Em sua primeira eleição para o Senado, Crivella elegeu-se no palanque de Rosinha Garotinho. Nesse mesmo período Índio da Costa apoiava o candidato de Cesar Maia que era o deputado Sérgio Cabral, que se elegeu senador Sérgio.

Na segunda eleição de Crivella ao Senado, o IBOPE já dava como certa a ultrapassagem de Jorge Picciani sobre o atual prefeito, quando resolvi tirar o apoio de um dos dois candidatos de nossa coligação e apoiar Marcelo Crivella, que chegou à frente do atual presidente da ALERJ como menos de 200 mil votos. Só para se ter uma ideia da importância dessa decisão, o outro candidato da nossa coligação, o cantor Waguinho, que teve seu nome em todas as cédulas junto com Crivella, obteve mais de 1 milhão e 200 mil votos, e somente minha candidatura a deputado federal alcançou quase 700 mil votos. Não houve uma cédula minha onde não estivessem os nomes de Crivella e Waguinho. Logo após o resultado da eleição, Jorge Picciani atribuiu a sua derrota "à virada de última hora de Garotinho em direção a Crivella."

Na última eleição para o Governo do Estado, Índio da Costa apoiou no 1º e no 2º turnos a Pezão, e no 2º turno, quando declarei o apoio a Crivella, sem nada pedir, Índio gravou vídeos atacando a aliança do populismo evangélico que, segundo ele, tentava acabar com o Rio e afirmava: "Pezão é a solução".

Não era para menos. O seu partido, o PSD, ocupava as secretarias de Agricultura, com Christino Áureo, do Trabalho, com Arolde de Oliveira, e o Líder do Governo na ALERJ era André Corrêa, do mesmo partido. Portanto Índio é Cabral e Pezão, e defendeu durante todo o tempo esse governo que afundou o Rio de Janeiro.

Na recente eleição para prefeito do Rio, me procurou várias vezes em busca do apoio do PR, e provocou inclusive um racha no nosso partido, onde minha filha, Clarissa Garotinho e o diretório municipal se recusavam a apoiar Índio para ficar com Crivella. Aliás, o PR foi o único partido a apoiar Crivella no 1º turno.

É bom lembrar que enquanto a militância dos candidatos do PR defendia nas ruas o nome de Crivella, ele era ferozmente atacado na TV por Índio da Costa, que entre outras coisas dizia: "Já imaginaram o 'pau mandado' do Bispo Macedo governando a nossa cidade?". Após amargar o 4º lugar da eleição para prefeito, conforme ele mesmo disse na entrevista concedida à Folha da Manhã, as opções que restaram a Índio da Costa foram Crivella ou Freixo: "Meu eleitor não aceitava em Freixo, não tinha outra opção". Só faltou dizer que apoiou Crivella a contragosto.

Os tucanos que viram Índio da Costa ser vice de José Serra na eleição de 2010, atribuem a ele o péssimo desempenho da campanha no estado, pois afirmam que era um desagregador, e vez por outra falava alguma bobagem na imprensa.

Se ele deseja ser candidato a governador tem todo o direito. Se ele deseja ter o apoio do prefeito Crivella também tem todo o direito. Mas faça as coisas respeitando a história de cada um. Não conheço nenhuma grande obra de Índio da Costa, a não ser a mansão que ele construiu ilegalmente numa área de preservação ambiental, avaliada na época em R$ 8 milhões. Quanto a mim ele vai encontrar em cada cidade do estado obras como estradas, escolas, creches, pontes, universidades, restaurantes populares, viadutos, enfim, marcas daquilo que fizemos, eu e Rosinha, à frente do governo estadual.

Uma coisa me chama a atenção e acho que deve despertar a curiosidade de algumas pessoas. Deixei o Governo do Rio há exatos 15 anos e governei por apenas 3 anos e 3 meses. Passado tanto tempo sempre que se fala de política no Rio de Janeiro e se almeja agradar os poderosos da mídia ou setores mafiosos do estado procuram me atacar.

Outro dia diante das cenas que o grupo de Cabral proporciona em Benfica, agindo como se estivesse num hotel ou spa, agentes penitenciários resolveram gravar conversas, algumas delas impublicáveis, mas garantem que o secretário Índio da Costa está bem com essa turma. Em determinado momento, Sérgio Cabral se dirigindo a um dos colegas de presídio, cuja voz não dá para reconhecer, faz a seguinte afirmação: "Se o Índio for o candidato do Crivella é melhor a gente apoiar. Com ele tem conversa, ele foi meu secretário, Pezão também gosta dele. Com Garotinho estamos lascados".

Pelo jeito Índio já começa com bom apoio.

Comentários

07/08/2017

12:11

BOA, GAROTINHO! - RJ

FALOU E DISSE! ESSE ÍNDIO TEM CARA DE VIGARISTA. UMA PENA CRIVELLA TER ESCOLHIDO LOGO ELE PARA "TRABALHAR" NO GOVERNO DO RIO.

07/08/2017

01:02

Luiz carlos - Rio de janeiro

Esse índio sempre ficou do lado dos poderosos é um picareta de carteira assinada falou do Pedro Paulo porque estava disputando uma eleição e só ficou com o crivela porque sabia que o freixo ia perder tenho certeza que se o Pedro Paulo entrasse para o 2 turno com o crivela ele pulava no colo do Pedro paulo

07/08/2017

01:45

Vicente Portella - Duque de Caxias

Índio não me surpreende. É apenas um banqueiro tentando ocupar espaços políticos para alavancar os negócios da família, algo quase normal em um país destruído e sem rumo como o nosso. Mas a postura do Crivella, sim, me surpreende. Só votamos nele, algumas vezes, por conta sua, Garotinho. A pedido seu. E agora sentimos essa terrível punhalada nas costas. Caso se confirme o apoio de Crivella a Índio estará consumado o maior caso de traição da política recente. Baita punhalada nas costas.

07/08/2017

02:41

marco bittencourt - bsb

Esse indio nao quer apito. Quer mamar!

07/08/2017

03:04

Marlene Pereira Santana - CAMPOS DOS GOYTACAZES

ESSE ÍNDIO PRECISA AFINAR O SEU APITO, PORQUE SE DEPENDER DE MIM E MUITOS AMIGOS, ELE VAI LEVAR É MUITA FLEXADA

07/08/2017

03:51

Roni Azevedo - Rio de Janeiro

Nesse não se pode confiar e não se registra nada de positivo que tenha feito em benefício do Povo do Estado do RJ!

07/08/2017

04:50

Francisco Neves - São Gonçalo

"Índio que apito, se não der, pau vai comer..." O Crivella está criando serpente para, lá adiante, levar um bote... Abre os olhos Prefeito!!!! Se o Crivella não pediu o apoio dele, por que dá a ele ou ao Partido um Secretaria? Se pediu, tenha a dignidade de exonerá-lo pelo seu recente passado político.

07/08/2017

04:52

Cláudio - Duque de Caxias

Publique sempre essas memórias politicas

07/08/2017

05:07

Rosalva - Campos

Vai mexer com Garotinho... kkkkk

07/08/2017

06:57

Roni Azevedo - Rio de Janeiro

Reconstruir um Estado arrasado por Cabral e Pezão não é missão para qualquer aventureiro é necessário alguém com muita experiência! Índio da costa não possui essa experiência e não se registra nada de relevante que tenha feito em prol do nosso Estado!

07/08/2017

07:28

Reinaldo - Rio de Janeiro

É uma vergonha um político como esse Indio da Costa construir uma mansão de R$ 8 milhões, não tem moral para falar nada. É melhor passar o link da matéria que mostra a vida de milionário que esse cara tem depois que virou político. http://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2016-09-25/indio-da-costa-desmata-area-para-construir-mansao.html

07/08/2017

09:45

Robson - Rio de janeiro

Índio da Costa é um falso. Esse prefeito crivela é um mal administrado e tá sendo assessorado mal pelo sua equipe. so ta fazendo besteira

08/08/2017

12:36

Marcos - Belford roxo

Quem é esse cabra? Não sei pra que veio Conheço garotinho FHC Brizola Ulisses Guimarães Esses sim fizeram a história recente do Brasil

08/08/2017

09:48

Nei - Nova Iguaçu,Rj

Lula-Presidente Garotinho-Governador Vai ser um massacre. Eles estão com medo.

08/08/2017

10:07

Sandra Regina - Penha

Indio da Costa e a sua família faliram um banco e deram prejuízo para milhares de pessoas. No mais, Crivella é um Judas da Pós-modernidade!!!

08/08/2017

01:34

Luis Carlos Santiago - BARRA MANSA

Matou a cobra e mostrou o que fez !!! Simples...

08/08/2017

10:54

Dalcir Machado - Angra dos Reis

Governador Garotinho, trabalhei muito para o Crivela em Angra , em várias eleições, atendendo ao seu pedido e, não acredito em nenhuma hipótese que o Prefeito Crivela cometa esta traição a todos nós e perca o apoio político que o Senhor e Dona Rosinha sempre colocaram à disposição dele, e tudo isto em defesa de um secretario sem expressão e que ainda não disse para que veio para o Governo.Eu continuo acreditando no Prefeito Crivela, vamos aguardar.

06/09/2017

05:27

Rogerio Honorio - Duque De Caxias

garotinho estamos com voce eles sabem se voce for eleito governador eles estão fritos agora convenhamos eles são os melhores cabos eleitorais que existe porque quanto mais errado eles trabalham mais o senhor se fortalece conte comigo e minha família porque garotinho so o senhor pode conserta esse estado conte conosco em 2018 porque a partir de 01/01/2019 o rio tem outro rumo com certeza o melhor governo que o rio ja teve