Reprodução do Globo
Reprodução do Globo
Hoje faz 20 anos que o Brasil perdeu o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho que criou a Ação da Cidadania contra Fome, a Miséria e pela Vida. Muitos não sabem, mas foi inspirado nele, na sua luta, que criei os Restaurantes Populares no Rio de Janeiro. Betinho dizia que "quem tem fome, tem pressa". E em novembro de 2000, como governador, inaugurei o primeiro restaurante popular, o Restaurante Betinho, na Central do Brasil. Hoje o restaurante está fechado por Pezão, assim como tantos outros.

No mês passado tive a imensa alegria de ver a reinauguração do Restaurante Popular de Campo Grande, que foi municipalizado pelo prefeito Marcelo Crivella, que delegou a tarefa da recuperação da unidade para minha filha, Clarissa Garotinho, secretária municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação. Outras três unidades (Bangu, Bonsucesso e Madureira), também fechadas por Pezão serão reabertas em breve pela gestão de Crivella. Mas leiam abaixo uma matéria publicada aqui no blog em 2013, para conhecerem um pouco mais da história dos restaurantes populares do Rio de Janeiro.

Reprodução do Blog do Garotinho (2013)
Reprodução do Blog do Garotinho (2013)


Comentários

09/08/2017

08:20

Carlos Augusto Nogueira - CARLÃO - RJ

Nunca saiu de minha cabeça quando fui almoçar no restaurante popular da Central do Brasil. Um pobrezinho olhando alegremente para o prato bem servido falou - de que adianta pracinha bonita é a gente com fome e desempregado. Pezão pratica ato de desumanidade fechando os restaurantes populares criados por garotinho.

10/08/2017

12:40

Jairo - Rio de Janeiro

Restaurante Popular: Isso que os telejornais da Rede Globo, TV Globo, InterTV e Globo News tinham que mostrar sempre aos telespectadores, não as armações e perseguições contra o Casal Garotinho planejado pela turma de Sérgio Cabral, Eduardo Paes, Fernando Pezão e Jorge Picciani.

10/08/2017

01:20

-

Pra mim dos programas sociais, o transporte barato e o farmácia pra idosos deram certo. Esses sim são justiça social. Vc deveria avaliar que programas de dar dinheiro te dão mais problemas que resultados. Isso que você deveria avaliar e seguir com o que deu certo. Espero que vc venha governador pautado em propostas objetivas de transformação sustentável. Foque o que deu certo.