Ontem, eu e um amigo travamos uma conversa que começou com a seguinte pergunta: Você não se arrepende de ter feito essas denúncias contra essa gente poderosa do estado que hoje te persegue?

Minha resposta foi: Não! Eu apenas entendo...

- Você não acha que criou problemas de mais com a Globo, com Sérgio Cabral, Picciani, o Rei Arthur e centenas de outros empresários e políticos envolvidos com a corrupção?

Respondi: Não! Eu apenas entendo...

- Você não acha que ter denunciado o Poder Judiciário do estado foi um erro? E que eles não deixarão você ser candidato?

Respondi: Não! Eu apenas entendo...

- Entende o quê?

Sabia desde o início que não seria fácil, que poderia ser perseguido, processado e até preso, mas a outra opção é a dos covardes: fingir que nada está acontecendo. A vida é feita de escolhas e eu fiz a minha. E toda escolha tem um preço! Estou pagando o preço das minhas. O silêncio talvez me trouxesse benefícios materiais e quase nenhum problema, mas me traria um sentimento de covardia e cumplicidade que eu jamais me perdoaria.

- E o que você ganhou com isso?

Três prisões, uma centena de processos, inimigos poderosos e corruptos, e infelizmente, a incompreensão de boa parte da população.

- Mas isso não te incomoda?

Eu compreendo! Numa sociedade que está apodrecida como a nossa eu estaria estranhando se estivesse sendo aplaudido.

- Mas e aí o que vamos fazer?

Sinceramente? Não sei! Ninguém sabe! Eu fiz o que a minha consciência e o meu dever cobrou de mim. Perdi amigos que nunca foram amigos. Portas foram fechadas porque estavam abertas por interesse. Falei o que todo mundo sabia, mas não tinha coragem para dizer, e os que praticavam os erros não queriam ouvir.

- Mas isso só te levou ao isolamento. Hoje nem partido para ser candidato você tem. Até isso te tiraram!

É. O que eu posso fazer? Eu compreendo! É bem capaz deles elegerem alguém que pareça ser de oposição para dar continuidade a tudo que está aí.

- E você como ficará?

Não sei! Fiz o que achei certo. O tempo decifra os fatos melhor do que um momento. Talvez um dia me deem razão!

- Um dia pode ser tarde.

Eu entendo a sua pressa. A sua angústia. Às vezes sinto a mesma dor, mas eu já fiz a minha opção, e ela foi por falar o que eu considero o certo e agir de uma forma pouco comum. Se agigantar diante dos grandes e se apequenar para conversar com os humildes. A maioria prefere o contrário.

- Eu não entendo você!

Não tem problema. Um dia com certeza a história entenderá!

Comentários

03/03/2018

06:09

SEM CHANCES DE ATÉ SER CANDIDATO, A COISA NÃO MUDA. - RJ

PARA MUDAR TERÍAMOS QUE TER O GAROTINHO DE VOLTA, OU PELO MENOS, OUTROS BEM PARECIDOS. VALERAM AS DENÚNCIAS PORQUE DERAM CERTO NO QUE DIZ RESPEITO AS PRISÕES, MAS..., E O SISTEMA, NÃO CONTINUA? SIM, PORQUE QUEM CONTINUA COMANDANDO SÃO OS OUTROS. QUE NEM FACÇÃO DE TRÁFICO DE DROGAS, QUANDO UM MORRE, ENTRA LOGO OUTRO NO LUGAR. GAROTINHO, TALVEZ NA VERDADE VC TENHA ESCOLHIDO ESSE CAMINHO POR NÃO SABER CAMINHAR NOUTRO. É AQUELE VELHO NEGÓCIO, NÃO QUERER DIVIDIR AS RESPONSABILIDADES. MUITOS SOMAM AS IDEIAS, OS MÉTODOS, E TAMBÉM DIVIDEM AS RESPONSABILIDADES. FALTOU ISSO, A MEU VER. ESPERO QUE NO FINAL NÃO MORRAMOS TODOS NA PRAIA. POR OUTRO LADO, JÁ TENTOU COM O PSB?... OU O PDT - NÃO GOSTO DO PRESIDENTE -, MAS ACHO QUE VC FARIA UMA ÓTIMA PARCERIA COM O CIRO GOMES.

03/03/2018

06:16

Roberto - Rio de Janeiro

Garotinho vc estar certissimo. Os grandes homens nao se curvaram as mentiras de uma sociedade podre , imoral e maligna. Onde buscan tirar vantagens sobre o direitos dos pobres e descamisados, onde os de colarinho branco voltaram a reinar. Ai dos que fazem leis injustas, para tirar o pao do orfao e de viuva , juizes que aceitam presentes contra o pobre. Garotinho meu voto e seu.

03/03/2018

07:14

Antonio Rocha - Rio de Janeiro

Radialista Garotinho, por simpatizar, sempre orei pelo sr. e sua família. Mas, há um bom tempo eu venho pensando: talvez essa coisa de História seja só um mito ocidental, pois, muitas culturas asiáticas, orientais, não ligam para essa tal de História, visto que tudo é passageiro sobre a face do planeta. Abraços presbiterianos, Deus o abençoe, juntamente com os seus.

03/03/2018

08:42

Alexandre Costa - Rio de Janeiro

Boa Noite, Garotinho! Fiquei um pouco sem entender este compartilhamento. Me pareceu um compartilhamento carregado de pessimísmo, mágoa e até um tom de desistência. É isso mesmo? Se for eu respeito, apesar de constrarar e muito com que sentíamos de você antes da reunião política no clube municipal. Você precisa realmente ouvir de Deus qual é a vontade dele para sua vida. Lembre, a vontade de Deus é boa, perfeita e agrdável.

03/03/2018

10:19

Luiz Carlos cruz - Campos dos Goitacazes

Deus é más meu amigo cada vez que lhe fazem uma maldade vc sai mas forte dela perante o povo. vai dar tudo certo. paz e saúde.

03/03/2018

11:01

ANONIMO - XXX

BOA GAROTINHO FEZ A ESCOLHA CERTA SE NÃO NINGUÉM FICARIA SABENDO DAS ROUBALHEIRAS E SAFADESAS QUE ESTES LADRÕES ESTAVAM FAZENDO. COM AS SUAS DECLARAÇÕES AGORA ESSES CORRUPTOS ESTÃO TODOS PRESOS, POLITICOS QUE NÃO HONRAM OS VOTOS QUE RECEBERAM, ELES SE ELEGERAM COM OS VOTOS DOS INOCENTES NÃO PARA BENEFICIAR O POVÃO MAS PARA ROUBAR, TODOS ELES COM CERTESA VÃO PARA NO INFERNO . A LAVA JATO QUE O DIGA, QUE SE NÃO FOSSEM HOMENS HONESTOS TAMBÉM NINGUÉM IRIA FICAR SABENDO DAS ROUBALHEIRAS NO BRASIL. PESSOAS INDIGNAS, MAFIOSAS, LADRÕES DO DINHEIRO PÚBLICO, QUE NÃO TEM NENHUM SENTIMENTO PARA COM OS POBRES, MAS ENCHEM OS SEUS BOLSOS COM DINHEIRO SUJO DE SANGUE E COM ISSO CAUSAREM A MORTE DE MUITOS INOCENTES COM AS SUAS ROUBALHEIRAS. PESSOAS HUMILDES E POBRES, QUE DEUS MANDOU QUE SE CUIDASSEM DELES E DAS VIÚVAS, ESSES SÃO ENVIADOS DE SATANÁS, PARA DESTRUIR MATAR E ROUBAR, NÃO SE IMPORTANDO O QUE VAI ACONTECER COM QUEM PRECISA, A ESTES O DIABO TOMARÁ CONTA. CONTINUE GAROTINHO O MEU VOTO PARA GOVERNADOR É SEU E PARA PRESIDENTE SERÁ DO BOLSONARO, DUAS PESSOAS QUE NUNCA SE OUVIU FALAR DE ROUBO EM SEUS CURRICULOS, E OS HONESTOS É QUE SOFREM PERSEGUIÇÃO, ISSO É BIBLICO, DEUS ESTÁ DE OLHOS BEM ABERTOS PARA TODOS. MUITO BOM.

04/03/2018

08:10

Josimar - SANTOS

O saudoso,velho e bom Caudilho citava sempre acreditar na evolução do processo social,o tempo passou ele partiu e a impressão ,ou a certeza, que se tem é que esse processo não evoluiu tanto,ao contrario, parece involuir sempre.

04/03/2018

09:24

weslley mendonca rangel - campos dos goitacazes

Sei bem como escolher um caminho,porque tudo na vida depende da escolha de cada um,mas também se tratando de política niquem entra na política porque quer devolver em benefício os imposto que todos nós pagamos,porque se político fosse remunerado com a média do salário da sua população niquem aceitaria o desafio de administra uma cidade ou os estado.

04/03/2018

11:05

Telespectadora - Curiodidade

Por que AO VIVO apresentadores da GloboNews não abre a boca para falar que foi Anthony Garotinho quem denunciou todos os integrantes da quadrilha de Sérgio Cabral ?

04/03/2018

11:36

Adriano silva - Duque de caxias

Tamos juntos Garotinho! Duque de Caxias. Vamos fazer uma propaganda em 2018 mostrando a sua gestão e rosinha.