Chamou a atenção de operadores do Direito a recente revelação do conteúdo do depoimento da delegada federal Carla de Melo Dolinski, que trabalhou na operação que levou à condenação do ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PP) pela Justiça Eleitoral.

Segundo ela, houve prisões para forçar pessoas a confessar crimes e entregar outras. Essa intimidação e a busca, muitas vezes precipitada, por culpados são apontadas como falhas no instituto da colaboração premiada, afirmam advogados.

“Não é de hoje que a advocacia denuncia situações reveladoras de concerto velado entre as autoridades de persecução penal, que deveriam agir com independência e imparcialidade”, afirma Alexandre Ribeiro Filho, da banca Vilardi Advogados. “Trata-se de prática medieval, que não deveria encontrar espaço no Estado Democrático de Direito.”

Na avaliação do criminalista Daniel Gerber, delações geralmente têm sido acompanhadas por prisões preventivas abusivas como forma de intimidação.

Comentários

22/05/2018

01:26

Sandra Regina - Penha

O "delator" informal tem contratos milionários com o notório e atual pref. de Campos. Já recebeu o prêmio de milhões por sua "delação". É uma vergonha" Socorro!!!

22/05/2018

03:53

Paulo Cesar Rosa - Rio de Janeiro

Garotinho, a Rosinha será candidata a Deputada Estadual ou a Senadora pelo Patriota.

22/05/2018

08:43

Roni Azevedo - Rj

Não é fácil para Garotinho lutar diariamente contra grupos poderosos que são capazes de mobilizarem as mais absurdas calúnias e difamações para impedir o seu retorno ao governo do Estado! A Justiça prevalecerá e Garotinho será o nosso próximo Governador com a experiência necessária para salvar o Rio de Janeiro do caos que a dupla Cabral e Pezão fizeram com as instituições que pertencem ao Povo do nosso Estado!

23/05/2018

08:26

FRANKLIN LAUTERT - RIO

CARO GAROTINHO, ESSA TURMA DE CAMPOS QUE TE PERSEGUE NÃO SÓ SE DESMORALIZA COMO TAMBÉM PÕE SOB SUSPEITA OS BONS SERVIÇOS PRESTADOS PELO PGR E MPF, PELA POLÍCIA FEDERAL E PELOS TRIBUNAIS SUPERIORES, NAS OPERAÇÕES DA LAVAJATO. TANTAS SÃO AS ARBITRARIEDADES COMETIDAS POR ESSES IDIOTAS QUE ELES ACABAM ENTRANDO EM CONFLITO COM SEUS PARES NAS INSTITUIÇÕES POLICIAIS E JUDICIÁRIAS. É CLARO QUE AUTORIDADES QUE INVESTIGAM COM SERIEDADE NÃO FICAM SATISFEITOS COM ATITUDES DE MALUQUETES QUE QUEREREM PEGAR CARONA NOS BONS VENTOS DAS OPERAÇÕES LEGAIS E APIADAS PELO POVO PARA PERSEGUIREM GAROTINHO E TOMAREM SEU ESPAÇO POLÍTICO.