O ex-superintendente de Fundos de Investimentos Especiais da Caixa Econômica Federal, Roberto Carlos Madoglio, relatou em delação premiada como o banco mudou regras para financiar as obras do Porto Maravilha e como a liberação do dinheiro para três empreiteiras teria sido motivada por pressões de Eduardo Paes, à época prefeito do Rio, e Moreira Franco, atual ministro de Minas e Energia e à época vice-presidente de Fundos e Loterias da Caixa.

Nos depoimentos, registrados em novembro, Madoglio relatou que pelas regras vigentes até então, o FI-FGTS, fundo de investimentos administrado pela Caixa, inicialmente não poderia investir no Porto Maravilha. Mas, em 2010, uma regra foi modificada para permitir investimento em obras urbanas consorciadas. A resolução foi publicada, segundo o delator, pelo então ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que também era presidente do Conselho Curador do FI-FGTS. A partir daí, começaram as reuniões para pressionar pela liberação do dinheiro.

O consórcio das obras era formado pelas construtoras OAS, Odebrecht e Carioca Engenharia.

Comentários

23/05/2018

06:02

Adriano - Grajaú

Hudson Braga - o homem da mala do Pezão - acabou de ser solto pelo min Gilmar Mendes. O Braguinha é notório ladravaz do dinheiro da população do ERJ, através de sua famosa "Taxa de Oxigênio". É peça chave do monstruoso esquema de corrupção do Sérgio Cabral et caterva. República de bananas. É uma vergonha!!!!!!

23/05/2018

06:59

Roni Azevedo - Rj

Povo do Rio de Janeiro! Eduardo Paes trocou de partido para enganar o eleitor! Ele é cria do MDB! Esse partido que está destruindo o Brasil!

23/05/2018

08:22

eduardo "GAROTINHO" marins - pilar-duque de caxias

será o fim da picada esse eduardo paes ficar livre para as eleições. porque não prendem logo esse cara? ele pra mim é tão sujo quanto o safado do sérgio cabral.. e já passou da hora do pezão tambem ser preso. esses canalhas não podem sair impunes depois de tantas falcatruas, volta logo meu lider volta logo pro governo, VOLTA LOGO GAROTINHO 2018, SOU GAROTINHO COM MUITO ORGULHO.

23/05/2018

11:16

José Rafael - Será que vai esperar acabar gasolina nos postos para resolver? Est.RJ

https://g1.globo.com/google/amp/g1.globo.com/politica/noticia/temer-diz-que-pediu-tregua-de-dois-ou-tres-dias-a-caminhoneiros-para-encontrar-solucao-satisfatoria.ghtml

24/05/2018

01:10

Gil - Recado para Paes e Pezão

Vocês que são do mesmo partido do Temer ((MDB)), hoje mesmo viajam para Brasília antes que não falte querosene para aviões. vai aconselhar o presidente Michel Temer por fim nesta greve dos caminhoneiros. Ainda tem gente da imprensa que defende greve, eu estou com maioria do povo brasileiro que defende resolver com reuniões e não com greves.

25/05/2018

11:49

Continua crítico pq quer diretoria para ñ depender de cota de TV - Por que ñ corre atrás de novos patrocinadores no Japão,EUA,Espanha,..?

https://epoca.globo.com/esporte/epoca-esporte-clube/noticia/2018/05/financas-do-botafogo-tres-anos-depois-o-estado-melhora-o-martirio-continua.html

25/05/2018

09:09

Marcela - Para que fechar treino se não tem técnico experiente

Será que o técnico quer passar a queimar bons jogadores como o Kieza K9 - O que está pretendendo o atual técnico levar o Botafogo novamente para Série B passando igualar número de queda (3) do Vasco?? https://istoe.com.br/valentim-fecha-treino-do-botafogo-no-engenhao-e-observa-jogadores-do-sub-17/

26/05/2018

12:45

Cristiano - Fortaleza

Virou moda no clube presidente preferir sair craque para pagar dívida do que entrar patrocínios novos de marcas internacionais. Noticia do Botafogo https://www.gazetaesportiva.com/times/botafogo/botafogo-estuda-vender-alguma-joia-para-salvar-ano/

26/05/2018

11:18

Everton - Conversa de Botequim

É impressionante como os times do Flamengo e do Real Madrid vêm ganhando seus jogos com falhas vergonhosas dos times adversários.