Esta madrugada, na calada da noite, por 41 votos a 28, os senadores decidiram fazer a partilha igualitária dos royalties entre todos os estados, mesmo os não produtores. O prejuízo para o nosso estado é de mais de R$ 10 bilhões.

Podem se preparar que o governador Sérgio Cabral está terminando de ensaiar o script, para a sua performance, dentro de mais alguns minutos, com a imprensa. Cabral mandou chamar os jornalistas para falar sobre a perda dos nossos royalties.

Não sei se vai chorar “lágrimas de crocodilo” ou fazer caras e bocas, num discurso inflamado? Mas uma coisa é certa, mais uma vez Cabral lavou as mãos, não negociou com ninguém e o resultado está aí: mais um derrota vergonhosa para o Rio de Janeiro.

Cabral só se preocupa é com a campanha eleitoral, em reuniões com “amigos ocultos” e poderosos, ou com a família Marinho, para tramarem jogadas eleitoreiras. Não mexeu uma palha, mesmo depois da primeira derrota na Câmara dos Deputados.

Agora vai inventar alguma desculpa, para tentar tirar de cima de si, a responsabilidade incontestável por mais essa derrota, lesiva aos interesses do povo fluminense.

Só não pode dizer que foi pego de surpresa. O seu partido, o PMDB tem a maior bancada, é “unha-e-carne” com o presidente do Senado, José Sarney, a quem só se dirige chamando de meu mestre. Podia ter se movimentado, mas sabe-se lá porque interesses, preferiu fingir que o problema não era com ele.

Agora vai tentar convencer a população – mais uma vez – contando com o apoio da mídia, de que não vai deixar barato, que vai lutar, vai fazer, vai acontecer. Quando tinha que ter feito, cruzou os braços. O Rio está mesmo abandonado por Cabral.

Comentários