Reprodução de O Globo
Reprodução de O Globo


A matéria de O Globo mostra com detalhes aquilo que nós no blog já mostramos há muito tempo sobre essa farsa das UPAs. Na verdade está tudo errado com as UPAs. A começar pela fraude na fabricação dos módulos, numa empresa de um amigo de Pezão, conforme a revista Veja denunciou, mais uma negociata, tudo irregular, o dinheiro público indo pelo ralo. Além disso está comprovado que as UPAs feitas com módulos saem bem mais caras que as unidades hospitalares construídas em alvenaria e demoram o mesmo tempo para ficarem prontas.

Mas o mais impressionante é que Eduardo Paes conseguiu inflacionar ainda mais o superfaturamento. Se o metro quadrado de uma UPA sai por R$ 2.385, portanto 25% mais caro do que se fosse em alvenaria, as Clínicas da Família, de Paes, saem ainda mais caras, vejam só, R$ 3.000, o metro quadrado. Paes está saindo melhor que a encomenda!

E ainda não falaram dos contratos de terceirização de pessoal e dos laboratórios que prestam serviços para as UPAs, um festival de desvio de dinheiro, contratos sem licitação, serviços pagos e não prestados. Mais dezenas de milhões de reais que estão escoando pelo ralo da corrupção.

Para completar faltam profissionais e a média de espera por atendimento é de 3 horas, em algumas UPAs chega a 6 horas. É esse o modelo que Cabral indicou à presidente Dilma, e que ela, na abertura dos trabalhos legislativos, no Congresso, prometeu na sua mensagem, espalhar pelo Brasil. Acho bom a presidente Dilma refletir melhor.


Em tempo: E o secretário Sérgio Côrtes que anda sumido. Ainda está no Brasil? Por que se esconde?

Comentários