Pezão, Francisco Dornelles e Jorge Picciani
Pezão, Francisco Dornelles e Jorge Picciani
Muita gente, assim como eu, defendia a intervenção geral no Rio de Janeiro. As finanças na prática, por conta da recuperação fiscal já têm um conselho supervisor com dois nomes federais acompanhando os gastos, e a segurança pública com o general Braga Netto já estão sob intervenção.

Mas existem cenários possíveis nos próximos meses que são tão ou mais tenebrosos que o desgoverno Pezão.

Se a Lava Jato prender ou afastar Pezão do cargo quem assume é o vice Francisco Dornelles, que está com 83 anos, com a saúde seriamente debilitada, não tem mais condições de trabalho. Imaginem o caos.

Por outro lado Pezão está cassado pelo TRE e aguardando julgamento de recurso no TSE. Em caso de cassação sai ele e o vice Dornelles, porque o processo é contra chapa, não apenas contra Pezão. Nesse caso, na teoria, assumiria o presidente da ALERJ, Jorge Picciani. Só que ele está licenciado porque está preso.

Aí existem duas possibilidades. No caso de Picciani continuar preso e renunciar seria eleito um novo presidente da Alerj, que então seria o governador. Pela composição hoje da Alerj já imaginaram o jogo de interesses escusos que envolveria a eleição de um novo presidente?

Na hipótese de Picciani permanecer como presidente licenciado, sobraria para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Milton Fernandes de Souza, que teria que assumir o governo, por mais bem intencionado que seja, sem o conhecimento mínimo da máquina estadual, dependendo dos deputados estaduais para administrar.

É por isso que já ouvi de algumas pessoas que conhecem bem a política fluminense e a máquina pública que, por incrível que possa parecer, talvez seja menos pior aguentar Pezão mais alguns meses. É duro!

Comentários

12/03/2018

05:29

Wilker - Macaé

O dia em que se parar de dar jeitinho e ir empurrando com a barriga, em nome da tal "governabilidade", a coisa vai começar a melhorar. A lógica do "Ruim com ele, pior sem ele" é a perpetuadora da migalha...

13/03/2018

12:00

Vascaíno - RJ

Estado falido, muita violência nas ruas e um clima de muita insegurança por causa dos governos corruptos de Cabral e Pezão, só para acrescentar que a média de torcedores pagantes para todos os jogos do campeonato carioca é de cerca de dois mil e quatrocentas pessoas. Isto é uma vergonha!

13/03/2018

01:07

Eleitora - Neves - São Gonçalo/RJ

Espero que este ano os fiscais do TRE-RJ não perseguem durante as campanhas eleitorais, nem os cabos eleitorais que estarão na aliança política com o candidato a governador Anthony Garotinho.

13/03/2018

11:03

Hernani - Pra que trazer o uruguaio diretoria do Botafogo?

Que torcida que pede volta de Loco Abreu? Só se for grupo de baderneiro integrante de torcida organizada. Um jogador que não tem habilidade com os pés, só serve para fazer gol de cabeça e quando dar sorte fica mostrando o número 13 nas costas. O atacante brasileiro Kieza já mostrou que é muito melhor até que o Brenner. Aliás, principalmente em ano de eleição não é muito bom ficar mostrando o número 13 em transmissões de TV, até porque "13" na política lembra corrupção de políticos do PT. Ou seja, nos lembra bem recente os ex-governos corruptos dos petistas Lula e Dilma. https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/a-la-loco-abreu-torcida-pede-e-botafogo-prepara-camisa-13-para-aguirre.ghtml

14/03/2018

12:24

Pedro - DF

Se o sistema biométrico já causam transtornos para realização de operações bancárias, vai gastar muito para implantar isso em estádio e não vai resolver o problema. O povo do bem não cansa de alertar que a violência só acaba com extinção de todas torcidas organizadas. https://justicaecidadania.odia.ig.com.br/colunas/justica-e-cidadania/2018/03/5521404-biometria-contra-a-violencia-em-campo.html

15/03/2018

01:25

Cruzmaltino - Copa Libertadores 2018

Repetiu a safadeza com dois clubes cariocas na Copa para o Flamengo jogar quarta-feira. Ano passado os organizadores colaram o Botafogo para jogar terça e quinta para o Flamengo entrar quarta-feira na grande de programação da Rede Globo. Os dirigentes do Vasco também não aprendeu a lição de que um clube grande não pode ser passado pra trás pelos organizadores. Ontem, para o Flamengo ganhar o canalha do juiz do jogo deu só um minuto de acréscimo no segundo tempo com o Flamengo vencendo de 2x1 fora de casa o Emelec.

10/05/2018

01:47

Evandro Simas Nacif - Duque de Caxias

Celso Jacob preso em Brasília desde 2017, nomeou o ex pref de 3 Rios que será seu sucessor e indicou o atual presidente do detran que é o seu sobrinho. estão criando postos de vistorias pelo interior para contratar também seus apadrinhados. Paulo mello foi preso na cadeia de Benfica em 2017 e até o dia de hoje tá mandando no Detran rio (vice presidente e várias diretorias, também exonera cargos de confiança no interior e contrata centenas de cabos eleitorais na empresa terceirizada).