O juiz da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro, Rafael Estrela, indeferiu o pedido da defesa de Paulo Melo e recusou a sugestão do secretário de Administração Penitenciária do estado, Alexandre de Jesus, para que o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio cumpra sua pena em casa.
Em sua decisão, o juiz ordenou que o ex-deputado saia de Bangu 8 e seja levado para a Unidade Prisional da Polícia Militar, em Niterói (mesmo presídio em que Luiz Fernando Pezão ficou preso).
Paulo Melo progrediu do regime fechado para o semiaberto e por isso precisaria deixar Bangu 8. Porém, a Seap acabou sendo questionada pela Justiça porque não realizou a transferência.
O secretário afirmou que não há vagas disponíveis nas unidades de semiaberto do Rio de Janeiro em que possam garantir a segurança do ex-deputado por causa de sua atuação como parlamentar.
Estrela lembrou ao secretário que hoje há presos em unidades de semiabertos pessoas com perfis semelhantes ao de Paulo Melo e que o mais justo seria conceder o benefício a elas para que se abrisse uma vaga pra o ex-deputado. E ordenou que ele seja levado para a Unidade Prisional da PM até que a Seap consiga uma carceragem adequado.
REPRODUÇÃO: BLOG DO LAURO JARDIM