A Polícia Federal cumpriu hoje uma série de mandados na quinta fase da operação Over Clean. O irmão do deputado federal Elmar Nascimento foi um dos alvos. O Supremo Tribunal Federal determinou o bloqueio de R$85,7 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas. As cidades alvo foram Campo Formoso, Salvador, Senhor do Bonfim e Mata de São João; todas na Bahia. E também Petrolina, em Pernambuco e Brasília. O ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevsf), Marcelo Moreira, foi alvo de mandado de busca e apreensão. A investigação mira em convênios da instituição e prefeituras onde o deputado federal do União Brasil, Elmar Nascimento, tem base eleitoral. Na verdade, três parentes diretos do deputado foram alvos da operação.

Já foram encontrados dentro de um sapato, na casa do irmão do deputado federal, R$200 mil em dinheiro vivo. O centro da operação Over Clean é uma figura bastante conhecida no mundo político em Brasília e em vários estados Brasil afora. José Marcos de Moura é tratado pelo apelido de “Rei do Lixo", já que uma de suas empresas têm contrato de coleta de lixo em Salvador e em várias cidades da Bahia. Parabéns à CGU (Controladoria Geral da União), à Polícia Federal e ao Supremo Tribunal Federal, que estão conduzindo as investigações. Mas fica uma pergunta: ninguém vai fazer nada contra o “Rei do Lixo” do Rio? Todo mundo sabe quem ele é. Que, assim como o baiano, tem empresas de vários ramos e hoje é um dos nomes mais poderosos junto à cúpula do governo estadual e ao presidente da ALERJ, Rodrigo Bacellar que, aliás, foi seu advogado quando ele esteve preso por criar uma empresa com o nome de um morto e que prestava serviço para diversos órgãos e prefeituras do estado.

É impressionante a proteção criada em torno do “Rei do Lixo” do Rio, mesmo diante das imensas confusões e negociatas praticadas por ele, sua família e seus amigos. Recentemente, ele foi investigado pelo Tribunal Regional Eleitoral porque os seus postos de gasolina forneceram milhões de litros de combustível para a campanha de Cláudio Castro.

Acho que não preciso dizer o seu nome mas se alguém ainda tem dúvida de quem é a figura, suas iniciais são F.T.

Comentários