Muitos campistas achavam que no dia 6 Agosto se comemorava o aniversário da cidade. Não. Campos dos Goytacazes nossa amada cidade, comemora seu aniversário no dia 28 de março, embora para mim e vários historiadores a data correta seja 29 maio.
Hoje comemoramos o dia do padroeiro da cidade, o SANTÍSSIMO SALVADOR: JESUS CRISTO. Porém, essa homenagem também é cercada de polêmicas históricas. Muitos moradores de Campos dos Goytacazes, no passado, chegaram a acreditar na existência de um santo chamado SALVADOR. A Igreja Católica através de seus canais oficias resolver esclarecer que o SANTÍSSIMO SALVADOR É JESUS. Porém a polêmica não acabou.
Historiadores e pesquisadores apontam que pode haver uma segunda intenção oculta da igreja com esse nome.
Uma homenagem a Salvador Corrêa de Sá e Benevides, um importante administrador colonial português. Foi governador do Rio de Janeiro e uma das figuras mais influentes da política luso-brasileira no século XVII. Atuou na consolidação de territórios, combate a invasões estrangeiras e no apoio a missões de colonização e catequese. Tinha ligações diretas com Campos e com a fundação de igrejas.
Há documentos e relatos históricos que sugerem que Salvador Corrêa de Sá teria auxiliado com recursos e influência na construção e elevação do templo que hoje é a nossa CATEDRAL.
A homenagem velada a Salvador Corrêa de Sá e Benevides, um benfeitor importante da época era comum no Brasil Colônia, onde nomes religiosos podiam servir duplamente como referências espirituais e como homenagens a figuras influentes, especialmente em tempos de dependência, favores, e recursos para erguer igrejas.
A versão pouco importa para uma cidade que tem uma população cheia de fé, que acredita em JESUS e nos seus ensinamentos em especial aqueles que nos ensinam a sermos humildes e amarmos ao próximo e a Deus de todo nosso coração.